Invoque seu Xamã
por Dona Sereia
O xamanismo é a referência a práticas etnomédicas, magicas religiosas (animista, primitiva) e filosóficas (metafísica), transcendencia, cura, metamorfoses e contato direto entre corpos astrais e espíritos de outros Xamãs, de seres míticos, de animais e contato profundo com a natureza e seus elementais.
Os Poderes do Xamanismo Havaiano
1º. Ike - Visão; é uma maneira diferente de se perceber as coisas; é a visão metafísica da realidade. A visão comum das coisas chama-se Ike Papakahi; é a visão do primeiro nível. A visão metafísica chama-se Ike Papalua; é a maneira de se perceber a realidade atuando num segundo nível, de onde se controla o primeiro.
2º. Kala - Esclarecimento; é a maneira que temos para agir fazendo com que se consigamos claramente a união do 'seu eu' com o Universo; é a transformação do homem em um ser holístico.

3º. Makia - Focalização; focalizar na mente nossas intenções, objetivos, metas e propósitos são os modos de se conseguir uma revisão permanente de nossas motivações, o que nos dá maior eficiência em nossas ações e uma maior capacidade de frustrações. Isso é possível quando conseguimos sentir que na focalização existe uma segunda situação, que só é percebida, quando a percepção se torna inconsciente transformando a linguagem de analítica em intuitiva. Nessa fase não há separação: nós somos o todo.
4º. Manawa - Presença; sendo o presente o nosso tempo, o aqui/agora e o agora/aqui são situações das quais tiramos todo proveito para nosso entendimento e compreensão e quanto mais atentos estivermos, mais presentes nos faremos e mais frutos colheremos de nossas ações.
5º. Aloha - Bênção; em todas nossas intenções, atitudes e ações, se conseguirmos reforçar o bem presente ou potencial, quer pela palavra, imagem ou ação, poderemos sentir a bondade, enxergar a beleza e apreciar a perícia com que se age. Assim, estaremos abençoando. O Xamã age de maneira diferente porque é capaz de abençoar o bem potencial através de desejos de sucesso às pessoas a quem se dirige.
6º. Mana - Permissão; para que qualquer coisa tenha poder, é necessário que lhe atribuamos este poder que queremos transmitir, isto é, autorizamos que tenha este poder. Isto pode ser feito com pessoas e objetos. Só se consegue isto com a energização do que queremos atribuir poder. Assim como podemos dar poder, também podemos tirar. O Xamã guerreiro personifica o mal lhe dando poder, aprendendo como conquistá-lo. O Xamã destemido tira o poder do mal o despersonificando e aprendendo sobre ele, conseguindo a harmonia, fazendo assim, que o mal desapareça.
7º. Pono - Tecelão de sonhos; o Xamã tece seus próprios sonhos desenvolvendo suas habilidades e assim, poderá ajudar os outros a tecerem seus sonhos. Ele usa esta habilidade para fazer suas curas que têm um sentido diferente das curas comuns. Por exemplo, um massagista, massageando o corpo de um paciente está usando suas mãos para curar o corpo físico do paciente. O Xamã massagista, massageando, estará usando o corpo físico como ferramenta para tecer um novo sonho e curar o espírito. São duas situações em que as ações são semelhantes, mas as intenções e atitudes são diferentes.
Primeiro Princípio Xamanismo Havaiano
IKE - O MUNDO É AQUILO QUE VOCÊ PENSA QUE ELE É
Somos nós quem criamos nossa realidade, com crenças, atitudes, desejos, sentimentos, emoções e pensamentos, bem como medos e julgamentos.
Pensamentos positivos atraem pessoas e acontecimentos positivos; pensamentos negativos atraem pessoas e eventos negativos.
Corolário - Tudo é um Sonho;
Sonhos são reais e a realidade é um sonho. O único sonho que usamos para manifestar uma realidade é perceber se outras pessoas experienciam isso ou não. Alucinação significa que "seu sonho não combina com meu sonho".
"Realidade" para um Xamã é uma alucinação em massa, ou sonho compartilhado.
Se esta vida é um sonho, e se nós podemos acordar, então podemos mudar este sonho mudando a forma de sonhar.
Corolário - Todos os sistemas são arbitrários;
Todos os significados são inventados e a Verdade Absoluta é aquela que decidimos que é. O que importa é como este sistema funciona para você, e não quão verdadeiro é (que é um conceito arbitrário).
Segundo Princípio Xamanismo Havaiano
KALA - NÃO EXISTEM LIMITES
A separação das coisas é somente uma ilusão, não há limites entre você e seu corpo, você e as pessoas, você e o mundo e principalmente entre você e o Universo. Experimentamos dois tipos de limitações: criativas e filtradas. A limitação criativa assume o estabelecimento de limites com propósito dentro de um universo infinito, para criar experiências particulares, feitas em conjuto com o Universo ou por nosso Eu Superior. Isto nos capacita a experienciar a vida como humanos na Terra (jogar por aquele específico conjunto de regras – o não obedecer às regras muda para outro jogo). Limitações filtradas são impostas por idéias e crenças que inibem a criatividade ao invés de exaltá-la, como crenças que trazem desesperança, estado de desamparo, vingança e crueldade. Elas geram o foco sem o potencial para a ação positiva.
Corolário – Tudo é possível; Tudo o que você tem que fazer é acreditar. Entretanto, pelo fato de você não estar só no Universo, o grau no qual algo pode ser compartilhado depende nas crenças das pessoas ao seu redor.
Corolário – A Separação é uma Ilusão útil; Pura empatia o torna tão desamparado quanto os que estão sofrendo. O medo nos faz perder de vista seu papel de construtor de sonhos.
Corolário - Tudo está conectado; Acesse seu Poder.
Terceiro Princípio Xamanismo Havaiano
MAKIA -A ENERGIA FLUI ONDE COLOCAMOS NOSSA ATENÇÃO
A energia flui para onde a atenção e pensamentos são direcionados:
Os pensamentos e sentimentos qabrigamos, consciente ou inconscientemente formam um "caminho" para que chegue a nós a experiência mais próxima equivalente a esses pensamentos. A atenção dirigida é sempre o canal tanto para o fluxo de energia biológica quanto cósmica.
A meditação e a hipnose são simplesmente técnicas diferentes para se fazer a mesma coisa – re-focar a sua atenção em crenças e expectativas mais positivas. Como estados, ambas são condições idênticas de atenção focalizada sustentada.
Estes aspectos de sua experiência presente que parecem resistentes são o efeito da habitual atenção focalizada sustentada, carregada pelo nosso subconsciente.
Corolário – A atenção vai para onde a energia flui;
A atenção é atraída para todos os tipos de energia de alta intensidade.
Corolário – Tudo é Energia;
Pensamento é Energia e um tipo de energia pode ser convertido em outro tipo de energia.
Quarto Princípio Xamanismo Havaiano
MANAWA - O PODER ESTÁ NO AQUI E NO AGORA
O karma existe e opera somente no momento presente.
No agora está o nosso momento de Poder.
Liberte-se agora de qualquer expectativa do futuro, cabe a nós mesmas mudar o presente momento e noissas crenças limitantes para conscientemente plantar as sementes que irá colher, mudando as limitações do presente, determinamos como esperamos e queremos que seja o futuro.
O carma existe e opera somente no momento presente.
São as nossas crenças, decisões e ações de hoje a respeito de nós mesmas e do mundo ao redor de você que nos dão o que vtemos e fazem com que sejamos quem somos.
Graças à memória, podemos carregar hábitos do corpo e da mente dia a dia, mas cada dia é uma nova criação e qualquer hábito pode ser mudado em qualquer momento presente – mesmo que não seja fácil.
Faça! Você consegue.
Você seleciona dos imensos recursos da sua carga genética as características que melhor refletem suas crenças e intenções atuais. Seus pais, seu passado social não têm nada a ver com seu presente, mas o que você acredita a respeito deles e como você reage a estas crenças, tem.
Corolário: Tudo é relativo;
Nós definimos o “agora” baseado no nosso foco (segundo, hora, ano, tempo de vida).
Corolário: O Poder aumenta com a atenção sensorial;
Muitas pessoas vivendo agora nem sequer estão aqui – a maior parte de sua atenção está focalizada no passado ou no futuro. No grau em que elas diminuem sua atenção do presente momento, seu poder e efetividade no presente também decresce.
Onde Estou AQUI - Que Horas são AGORA - Quem Sou Eu ESTE MOMENTO
Quinto Princípio Xamânico
ALOHA - AMAR É SER FELIZ COM AQUILO QUE TEMOS
O universo e todos os seres vivos existem devido ao amor, em HUNA o amor implica na criação da felicidade, onde tudo funciona melhor quando este principio é seguido, pois a felicidade deixa de ser considerada apenas um efeito colateral e passa a ser o principio de tudo.
O Amor existe na medida em que somos felizes com o objeto do nosso amor. A parte infeliz é proveniente do medo, raiva e dúvidas. Estar amando profundamente significa estar profundamente conectado e a profundidade e clareza da conexão aumenta à medida que o medo, a raiva e a dúvida são removidos.
Corolário: O Amor aumenta conforme o julgamento diminui;
A crítica mata as relações. Quando elogiamos, reforçamos o bem e ele cresce. Quando criticamos reforçamos o mal e ele cresce.
Corolário: Tudo é vivo, consciente e responsável;
O subconsciente leva qualquer elogio ou crítica ao coração, mesmo se ele está direcionado para outro lugar, mesmo que você o estiver dizendo. Cada crítica se separa de nós mesmos e diminui nossa consciência do que criticamos, até que acabamos respondendo a uma criação secundária de nós mesmos que não se parece mais com a original. Quando alguém o criticar, elogie-se para neutralizar isso.
Sexto Princípio Xamânico Havaiano
MANA - TODO PODER VEM DO NOSSO INTERIOR.
Temos o poder de mudar nossa vida. Isso é real e possível.
Para cada evento que experienciamos, o atraímos criativamente através das nossas crenças, desejos, medos e expectativas e então reagimos a ele habitualmente ou respondemos a conscientemente. Isto não significa que devemos nos culpar por abusos ou injúrias, porque muitas vezes não estávamos consciente de nossas crenças, atitudes e expectativas negativas. Também não significa que o outro seja iniciante.
Corolário: Tudo tem Poder
Tudo tem Poder. Todos temos o mesmo poder. As boas novas são que podemos trabalhar com esses poderes.
Corolário: O poder vem da autoridade
A autoridade confiante é a chave para a consciência criativa.
Sétimo Princípio Xamânico Havaiano
PONO - NÃO EXISTE VERDADE ABSOLUTA
Todos os sistemas são arbitrários, com diferentes níveis individuais de percepção, conscientização e realização, portanto torna-se uma pratica livre a escolha individual daquilo que é eficaz.
Os meios determinam os fins. O que é realmente importante é o que funciona.
Corolário: Sempre existe uma outra forma de fazer as coisas.
Referências:
OS Sete Principios Xamanicos – A Redescoberta da Sabedoria Antiga do Hawaii Serge Kahill King
Estudo de caso He’e Nalu – A Magia do Surf Larissa Ferro

Dona Sereia
Mãe de dois Tubarões, Artista, Espiritualista, Descobridora dos 7 Mares.